C.E. Walter Heine em Santa Cruz realizou a III Semana de Ciência e suas Tecnologias

Proporcionar novas descobertas e desenvolver o espírito da pesquisa científica nos alunos foram os principais objetivos da III Semana de Ciência e suas Tecnologias (SECT) do Colégio Estadual Erich Walter Heine, localizado em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. O evento, realizado na última quarta-feira (13/10), das 8h às 16h, apresentou a temática “Luz, Ciência e Energia Sustentável”, inspirado no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015.

Diversas atividades interativas, como palestras, oficinas de Biodiesel e oficinas de reciclagem de lâmpada e papel, fizeram parte da programação da SECT, que também contou com a presença do jornalista Ancelmo Gois para uma palestra no programa da unidade escolar #Conexão Jovem. Além disso, também houve um Show de Física, no qual os alunos apresentaram projetos com o intuito de mostrar que a Física não é um “bicho de sete cabeças”, a partir de experiências e outros aspectos da disciplina.

CE Walter heine - Walter Medeitos pres, da Tissem Kroup

Aproveitando a ocasião, foi inaugurado o Laboratório de Ciências da Natureza na unidade, construído e equipado em parceria com a Thyssenkrupp CSA. O local leva o nome do presidente da companhia, Walter Medeiros, que esteve presente no evento.

Segundo a diretora adjunta Ana Cristina Nishio da Silva, a terceira edição da SECT foi a maior já realizada e, por isso, um grande sucesso.

– Esta Semana foi muito interessante, porque tivemos uma grande participação da comunidade escolar e local. Trouxemos, também, diversos projetos e programas para o evento, que contribuíram para o aprendizado e futuro dos alunos, como o Papo Profissional e o Conexão Jovem – disse.

col est erich walter heine

Durante o evento, alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio apresentaram trabalhos na quadra da escola para concorrer a seis vagas na IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), que irá ocorrer nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. A Feira, realizada pela Fundação Cecierj em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), premia os melhores projetos com medalhas, troféus e publicação, além de indicar os vencedores para participarem de feiras nacionais.

– Este ano, tivemos muitos alunos interessados em apresentar seus projetos na Semana, justamente pela parceria com a FECTI. Nesta edição, conseguimos reunir muitas atividades interessantes para os estudantes, promovendo, ainda mais, a pesquisa científica e o gosto pelas Ciências – comemorou a professora de Química e uma das organizadoras do evento, Valéria Ribeiro.

Os seis trabalhos, a seguir, foram premiados na Semana de Ciências e suas Tecnologias e estão classificados para exposição na IX FECTI. Confira a lista:

1º – Os impactos e as consequências causadas pelo agravamento da chuva ácida

Alunos: Dayane Alexandre da Silva, Lucas da Silva Santos e Matheus da Silva Santos
Orientador: Valeria Aparecida Leitão Ribeiro
Co-orientador: André Gonçalves de Oliveira

2º – Turbinando o cérebro

Alunos: Antônio Augusto da Mota Patrocínio, Gabriela Teixeira de Paiva Vemieiro e Júlio César Gomes Jerônimo
Orientador: Fátima Magalhães
Co-orientador: Alan Ferreira

3º – Cristalografia, um mundo que deve ser apresentado no Ensino Médio

Alunos: Sabrina de Almeida da Silva, Samara Lima Rodrigues Ferraz e Thalita de Almeida Otero
Orientador: André Gonçalves de oliveira
Co-orientador: Aline Souto Lauermann

4º – Reaproveitamento de sobras e cascas de frutas e vegetais para uma proposta sustentável de combate à fome e a subnutrição

Alunos: Alessandra Barcelos Gomes, Kelly Cristina da Silva Mendes e Raquel Gonçalves Gomes.
Orientador: Elaine Farias Fernandes
Co-orientador: Valeria Aparecida Leitão Ribeiro

5º – Telhado verde

Alunos: Rhudson da Silva, Gabriella Reis e Arthur Reis
Orientador: Antenor Corrêa
Co-orientador: André Silva de Araújo

6º – Biodigestor caseiro: uma proposta simples para economizar e preservar o ambiente

Alunos: Núbia Garcia, Luiza Clara e Dayane Campos
Orientador: Alessandro Motta
Co-orientador: Sérgio Henrique Mendes